Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

06/03/2014 - 12h40

Compartilhe

06/03/2014 - 12h40

Lei do Lixo Zero em Teresina completa um mês sem nenhuma multa aplicada

Para a coautora da Lei, vereadora Rosário Bezerra, o Poder Público Municipal ainda deve ampliar os mecanismos necessários para seu cumprimento.

 Do Liberdade News

Fiscais da Lei Lixo Zero em Teresina (Foto: Divulgação)

 Fiscais da Lei Lixo Zero em Teresina (Foto: Divulgação)

A Lei do Lixo Zero, que prevê a aplicação de multa no valor de R$ 100 (cem reais) para quem for pego jogando lixo nas ruas da capital, completou um mês em vigor nesta quarta-feira (5). A norma é de autoria dos vereadores Dr. Pessoa (PSD) e Rosário Bezerra (PT). Até o momento, a Prefeitura de Teresina ainda não aplicou nenhuma multa.

O gerente de Controle e Fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Centro-Norte, Alexandre Mariano, explica que a Prefeitura já planeja expandir o projeto para mais bairros da capital, bem como a instalação de novas lixeiras, principalmente no Centro.

“O início dessa lei no Centro já está tendo grandes resultados, mesmo ainda não tendo sido aplicada nenhuma multa. Por isso, nós planejamos expandi-la para outros bairros o quanto antes. A prefeitura já licitou, também, a compra de 250 lixeiras e, dentro de 90 dias, elas já devem estar instaladas nas principais avenidas e praças da cidade”, explica Alexandre Mariano.

Alexandre explica, também, que, neste primeiro momento, a prefeitura tem trabalhado na conscientização da população. “Nosso objetivo não é multar, mas orientar a população. É uma lei nova, que muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem os detalhes, por isso estamos conscientizando os cidadãos”, frisa.

Para a coautora da Lei, vereadora Rosário Bezerra, a norma já beneficia os cidadãos, mas o Poder Público Municipal ainda deve ampliar os mecanismos necessários para seu cumprimento.

“Precisamos de mais lixeiras e fiscais nas ruas para que a lei seja cumprida de forma efetiva. Isso é responsabilidade da Prefeita e, nós, como fiscais do Executivo, estamos cobrando intensamente essa estrutura”, finaliza Rosário.

Do Liberdade News

Comentários