Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 24 de novembro de 2024
Notícias /

Esporte

16/03/2014 - 20h53

Compartilhe

16/03/2014 - 20h53

Voz marcante do rádio brasileiro fala sobre a emoção de trabalhar na Copa do Mundo

José Carlos Araújo, que cobriu 10 Mundiais, se emocionou ao narrar o gol de Ronaldo no penta.

 CBF

Narrador José Carlos Araújo (Foto: CBF)

 Narrador José Carlos Araújo (Foto: CBF)

José Carlos Araújo é uma voz marcante e respeitada do rádio brasileiro. Jornalista e professor de Geografia, Garotinho, a sua marca registrada, começou na profissão como repórter do jornal O DIA.

Nesse período, fez a cobertura diária do Botafogo, ao lado de craques do futebol e da imprensa esportiva - brinca, dizendo que Gérson, o Canhotinha de Ouro, hoje seu companheiro, era "marrento". Em 1970, como profissional da Rádio Globo, participou do sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Mas não viajou para o México, pois sua presença nos estúdios da emissora foi considerada imprescindível.

Sua primeira Copa do Mundo foi a de 1974, na Alemanha. A partir daí, foram 10 Mundiais, em que a sua narração vibrante levou, a milhões de brasileiros, a emoção dos jogos da Seleção.

Dos muitos gols que narrou, com o seu famoso bordão - "atirou, entrou" -, José Carlos Araújo lembra que se empolgou em todos, mas reserva um momento especial na lembrança para o gol de Ronaldo na Alemanha, o segundo na vitória de 2 a 0 que deu à Seleção Brasileira o título de pentacampeão do mundo.

Garotinho explica que são vários os motivos para justificar o quanto foi importante aquele jogo disputado em Yokohama, no Japão.

- Foi o meu primeiro título mundial como locutor. Acompanhei a Seleção Brasileira desde a Copa de 1974, me encantei como todo o mundo com aquela maravilhosa seleção de 1982, mas em 2002 o grito de campeão foi finalmente dado.

O momento que Ronaldo atravessava na carreira também contribuiu para o momento especial.

- Todos nós acompanhamos como foi difícil a recuperação do Ronaldo, que vinha de uma grave contusão, e só disputou a Copa, ele e o Rivaldo, porque o doutor Runco bancou. Em um amistoso na Malásia, antes da viagem para a Coreia, ele estava mal para caramba, mas acabou sendo decisivo na conquista do penta.

A profunda amizade com Carlos Alberto Parreira, seu companheiro como professor na escola pública Daltro Santos, em Bangu, no Rio de Janeiro (Parreira era professor de Educação Física) também foi responsável pela imensa alegria que sentiu.

- A amizade com o Parreira foi se aprofundando durante os anos. Considero-o um verdadeiro irmão, sei o quanto ele sofreu naquela campanha, com muita gente torcendo contra, daí também ter comemorado muito aquela conquista.

O momento de explosão foi o segundo gol de Ronaldo, o que decretou a conquista do pentacampeonato mundial.

- O Oliver Khan fo considerado o melhor goleiro do Mundial, e o Ronaldo marcou dois gols nele. O segundo significou o ápice, o momento de festejar o penta e o meu primeiro título como locutor.

A partir do dia 12 de junho, a história de José Carlos Araújo e sua voz do rádio para os brasileiros vão continuar. Garotinho vai cobrir sua 11ª Copa do Mundo, a do Brasil, motivo de orgulho para todos aqueles que, como ele, amam a sua profissão.

CBF

Comentários