A polícia do Piauí colocou dois ex-prefeitos atrás das grades em menos de 24 horas. O primeiro a ser preso foi Francisco Bernardone da Costa Vale, ex-prefeito do município de Aroazes, distante 291 km de Teresina. Ele é acusado de mandar matar o também ex-prefeito do município, Manoel Portela, e de tentar assassinar o funcionário de uma funerária em Teresina. Pelos dois crimes ele foi condenado a 23 anos de prisão.
O crime contra Manoel Portela aconteceu em dezembro de 1996, antes mesmo da diplomação da vítima como prefeito. A prisão de Bernardone foi feita na tarde de ontem (09) no bairro Ininga, Zona Leste da capital. Ele também é delegado da Polícia Civil e pode perder a patente com a condenação.
Já na manhã desta quinta-feira (10), o alvo da polícia foi o ex-prefeito do município de Aroeiras do Itaim, a 332 km de Teresina. Gilmar Francisco de Deus saía da sua residência no centro da pequena cidade quando foi surpreendido por uma equipe de policiais coordenada pelo delegado regional de Picos, Antônio Madson Vieira.
Gilmar Francisco é acusado pelos crimes de falsidade ideológica, crime de licitação, peculato, crime de responsabilidade e estelionato. O mandado de prisão foi expedido pelo desembargador Erivan da Silva Lopes na terça-feira (08). Gilmar foi condenado a sete anos e 11 meses de reclusão. Ele governou o município de Aroeiras do Itaim entre 2005 e 2012.
Gilmar Francisco foi encaminhado para a Penitenciária Agrícola Major César Oliveira e Bernardone deve ser levado para a Casa de Custódia, ambas em Teresina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.