Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

24/04/2014 - 12h16

Compartilhe

24/04/2014 - 12h16

Transparência da gestão pública em Teresina será debatida na UESPI

A atividade faz parte de uma sequência de palestras e eventos realizados em várias capitais.

 Do Liberdade News

 

 O combate à corrupção e à ineficiência administrativa passa necessariamente pela transparência da gestão pública. Buscando articular a sociedade e as administrações públicas para aprimorar o controle do Estado, a Força-Tarefa Popular conjuntamente com a OAB-PI e AMARRIBO Brasil realizarão nesta quinta-feira (24) o debate “Transparência em Teresina: a hora é agora!”. O evento será no Anfiteatro do CCN da Universidade Estadual do Piauí – UESPI – Campus Poeta Torquato Neto, das 18h30 às 21h30, e conta com a poio Programa de Extensão “Educação Popular e Justiça Social/UESPI” e da Controladoria-Regional da União/PI.

A atividade faz parte de uma sequência de palestras e eventos realizados em várias capitais e cidades com o objetivo de reunir sensibilizar a sociedade e articular lideranças e atores sociais em torno da agenda da transparência e combate à corrupção. Espera-se, ainda, formar e informar cidadãos para o exercício do controle social e contribuir para a promoção da transparência na gestão pública municipal.

Momento especial será a apresentação e lançamento no Piauí do documentário SEDE DE SER que retrata a XII Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida realizada em 2013 entre os municípios de Guaribas e São Raimundo Nonato. A saga do povo piauiense serve de exemplo para instigantes considerações de doutores nacionais e internacionais, participação da Transparência Internacional e ativistas locais. “O documentário eleva a autoestima do povo do Piauí. O exemplo de dedicação e esforço físico e espiritual exigido na marcha motiva uma postura ativa para agirmos de forma a prevenir ações contra o patrimônio. Há, também, exemplos de fraudes cotidianas envolvendo recursos da saúde, educação, especialmente, destinados a convivência com a seca, daí o nome SEDE DE SER”, explica Arimateia Dantas, coordenador da Força-Tarefa Popular (FTP).

Denúncias envolvendo adutoras da região de São Raimundo Nonato serão apresentadas ao público e às autoridades. “A parceria entre sociedade civil e os agentes do Estado é de fundamental importância para o sucesso da empreitada destinada a coibir a corrupção. Este evento unifica forças e possibilita o exercício do direito ao acesso das contas públicas por meio da internet permitindo a qualquer pessoa fiscalizar no conforto da sua casa”, completa Arimateia Dantas.

O Controlador Geral do Município de Teresina, Ricardo José Alves da Silva, representará o município durante o evento.

Na sexta-feira (25), às 10h, a Diretora de Desenvolvimento Institucional da AMARRIBO, Nicole Verillo, e Arimateia Dantas, coordenador da FTP, serão recebidos pelo Secretário de Planejamento, Washington Bonfim, em nome do Prefeito Firmino Filho, juntamente com Controlador Geral e o Diretor Técnico da Prodater, Geraldo Câncio, para discutir a Transparência municipal, destacando-se o “Governo Aberto”.

Do Liberdade News

Comentários