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25/05/2014 - 11h24

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25/05/2014 - 11h24

Obras de mobilidade urbana em Teresina vão custar cerca de R$ 500 milhões

A previsão é de que as obras vão garantir mais fluidez e segurança ao trânsito na capital piauiense. DER fiscaliza e atualiza medições em obras.

 Do Liberdade News

Obras do Rodoanel de Teresina	 (Foto:Paulo Barros)

 Obras do Rodoanel de Teresina (Foto:Paulo Barros)

Nas várias obras que fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana para Teresina - que incluem as duplicações das rodovias BR-343 e BR- 316, a nova ponte do bairro Ilhotas, a duplicação da Avenida Barão de Castelo Branco e o elevado da Avenida Miguel Rosa -, o Governo do Estado investe cerca de meio bilhão de reais. Quando prontas, essas obras vão mudar a atual realidade da capital piauiense, onde a população sofre com os congestionamentos cada vez mais comuns, por conta do grande número de veículos circulando nas ruas e avenidas da cidade.

O diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí, Severo Eulálio, reuniu-se na sexta-feira (23) com os engenheiros do órgão e determinou à Diretoria de Engenharia que sejam fiscalizadas e atualizadas as medições de todas as obras de responsabilidade do DER em andamento, começando pela duplicação das rodovias BR-316 e BR-343. As obras na BR 316 vão custar R$ 71.837.070, com 8,4 km, com alças laterais, pontes e viadutos. Já a BR-343, será duplicada numa extensão de 9 km, quando serão aplicados R$ 38.358.654,24, oriundos do Programa Proinveste e do tesouro estadual.

Obra de duplicação da BR-316( Foto: Francisco Leal)


No canteiro de obras do viaduto da avenida Miguel Rosa, os operários concluíram a perfuração das fundações e estão terminando a concretagem de tubulões – alguns com mais de 15 metros de profundidade – que vão receber os pilares e vigas de sustentação do elevado. Após a realização da sondagem do solo no final do ano passado, a construtora responsável pela obra iniciou a etapa de fundação (infraestrurura), com 30 homens fazendo a escavacação (a céu aberto) e a colocação de 37 tubulões, a maioria já concretados.

Concluída essa fase dos serviços, será iniciada a concretagem dos blocos de coroamento, que vão receber os pilares, vigas transversinas e logarinas (mesoestrutura), que dão sustentação aos tabuleiro - lages (superestrutura). O elevado rodoviário com rotatória sobre a BR 316, no cruzamento das avenidas Miguel Rosa com Getúlio Vargas, terá 330 metros de extensão, pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido e está orçado em R$ 16.089.165,00, com recursos do Programa Pró-desenvolvimento II e do Governo do Estado.

As obras de construção da nova ponte do bairro Ilhotas, paralela à Ponte Wall Ferraz, na zona Sul de Teresina, também estão em andamento, com a perfuração das fundações. A concretagem dos pilares de sustentação da nova ponte está bastante adiantada, explica o engenheiro João de Carvalho Sá, do DER-PI. A ponte, em estrutura mista de concreto e aço, terá extensão de 250 metros e três pistas de rolamento, e vai custar R$ 25.934.378,98, com recursos do Pró-Desenvolvimento II e do Governo do Estado. Já foram executados mais de 30% dos serviços.

Obras na Nova Ponte da Ilhotas (Foto: DER-PI)


Já as obras do prolongamento da Avenida Barão de Castelo Branco já alcançaram a avenida Getúlio Vargas, na rotatória que acesso ao Conjunto Morada Nova, na zona Sul de Teresina. A terraplanagem também já foi concluída no começo do prolongamento, na Avenida Gil Martins, no bairro Cidade Nova, restando apenas a remoção de algumas casas entre os dois trechos já executados para o início da pavimentação asfáltica da via.

A obra está orçada em R$ 1,589 milhão e tem como objetivo desafogar o tráfego de veículos das avenidas Miguel Rosa e Barão de Gurguéia, facilitando o acesso aos bairros das zonas Sul e Sudeste da capital, principalmente o Morada Nova, Lourival Parente, Bela Vista, além de toda a região do Grande Dirceu. A obra é executada pelo DER em parceria com a Prefeitura de Teresina, a quem coube indenizar as famílias dos imóveis desapropriados para execução dos serviços.

O novo trecho da avenida terá duas pistas de rolamento com 9 metros de largura e duas faixas de tráfego em cada um dos sentidos, além de canteiro central de 2 metros e passeios laterais de 1,5 metro.

Do Liberdade News

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