Quem vive em solo sertanejo sabe que os meses de abril e maio representam tempo de colheita e fartura. Normalmente, o período chuvoso na região ocorre entre novembro e abril. É nesse tempo que o homem do campo faz o plantio para depois poder estocar a produção.
O estoque assegura o sustento da família e dos animais nos meses de seca que protagonizam o restante do ano. Mas, a irregularidade dos últimos invernos no semiárido piauiense tem mudado essa realidade. Com poucas chuvas e baixos índices pluviométricos, a plantação não vinga e os açudes não enchem. O resultado é uma situação dramática já nos meses do primeiro semestre do ano.
Decreto de emergência publicado nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial dos Municípios
A realidade difícil fez o município de Jacobina do Piauí, a 434 km de Teresina, declarar situação de emergência em toda sua extensão territorial. O Decreto 007/2014, assinado pela prefeita da cidade no último dia 21, afirma que em virtude do inverno fraco, muitos agricultores não conseguiram sequer fazer o plantio.
O documento diz ainda que a maioria dos açudes está com a capacidade muito abaixo da média. Por fim, destaca que a situação financeira precária do município dificulta ações de auxílio às famílias prejudicadas. O município de Jacobina do Piauí possui 5.722 habitantes. Desse total, mais de 80% vivem na zona rural.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.