Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Polícia

01/11/2014 - 19h12

Compartilhe

01/11/2014 - 19h12

Secretaria de Segurança incentiva entrega de armas de fogo no Piauí

Campanha tem por objetivo diminuir crimes ocasionados por armas de fogo dentro do ambiente domestico.

 Do Liberdade News

Campanha de desarmamento	(Foto:Regis Falcão)

 Campanha de desarmamento (Foto:Regis Falcão)

A Secretaria de Segurança do Estado, vem realizando em parceria com o Ministério da Justiça, uma campanha de conscientização para retirar de circulação o maior número de armas de fogo no Piauí, e consequentemente levar mais segurança à população.

A Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Arma de Fogo tem por objetivo diminuir a incidência de crimes ocasionados por armas de fogo dentro do ambiente doméstico. Os proprietários de arma de fogo, com ou sem registro, podem entregá-las em postos credenciados. Na capital Teresina, as entregas podem ser feitas nos batalhões da Polícia Militar, Delegacia Geral, na sede da Secretaria de Segurança, no QCG da PM, entre outros locais. Os municípios de Parnaíba, Floriano, Picos e Piripiri também estão aptos para receberem essas armas.

Segundo o delegado João Paulo, as armas entregues não serão mais utilizadas. “No ato do recebimento, destruímos o mecanismo de disparo, e em seguida são transportadas para exercito, onde serão destruídas por completo”, disse.

 

Ao entregar uma arma, o cidadão não precisará se identificar e poderá receber indenização que varia de R$150,00 a R$450,00, conforme o tipo da arma entregue. As armas de fabricação caseiras são recebidas, mais não podem ser indenizadas.

 

Os proprietários que desejarem realizar a entrega de suas armas serão acompanhado por guia de trânsito, para isso, terá que acessar o link desarma.mj.gov.br/SisDesarmamento e realizar o cadastro.

 

O delegado João Paulo, faz um alerta para a população que ainda mantem uma arma em casa. “A maioria da população não tem os devidos cuidados com as armas de fogo, os maiores acidentes acontecem ao limpa-las ou no manuseio de forma inadequada, sem falar que muitos costumam deixá-las em locais muito óbvios, como cabeceira de cama e guarda-roupas, podendo ser objeto de acesso fácil para crianças ou desconhecidos”, conclui.

Do Liberdade News

Comentários