Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

21/05/2015 - 16h12

Compartilhe

21/05/2015 - 16h12

Piauí tem 200 pessoas aguardando transplante e rins e 340 na fila de córneas

No Brasil esses números chegam a algo em torno de 29 mil pessoas esperando por algum órgão ou tecido.

 Acesse Piauí

HUT realiza primeira cirurgia para captação de múltiplos órgãos (Foto: PMT)

 HUT realiza primeira cirurgia para captação de múltiplos órgãos (Foto: PMT)

Responsável pela captação de 40% dos doadores de córneas e 65% dos doadores de múltiplos órgãos em todo Piauí o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou nesta quinta-feira (21) sua primeira cirurgia de captação de múltiplos órgãos. O procedimento foi feito pelas equipes da Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do HUT.


De acordo com a membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT) do HUT, Rosário Leal, após o fechamento do protocolo de morte encefálica e a constatação de um potencial doador a família foi contactada. “Fizemos o acolhimento e conversamos com os familiares para explicar como funciona todo o processo de doação de órgãos. Após nossos esclarecimentos a família autorizou e partir de então demos inicio ao processo de captação”, explicou Rosário.


Como o paciente estava sem condições clínicas para ser transportado, a equipe do HUT iniciou o processo de captação e o procedimento foi realizado no centro cirúrgico do hospital. “O paciente já chegou com um quadro clinico instável e a possibilidade de ter uma parada cardíaca era grande. Por medida de segurança decidimos realizar o procedimento aqui mesmo no HUT”, pontuou Dra. Rosânia Oliveira, médica intensivista da sala vermelha do HUT.


Uma cirurgia de múltiplos órgãos dura em média 06 horas. As filas de espera por órgãos no Piauí ainda são extensas. Atualmente existem 200 pessoas na fila de rins e 340 na fila de córneas. No Brasil esses números chegam a algo em torno de 29 mil pessoas esperando por algum órgão ou tecido.
 

Acesse Piauí

Comentários