A 4ª edição do Virada Geek, um dos maiores eventos de tecnologia do Piauí, acontece durante este final de semana, dias 08 e 09, no Complexo da Ponte Estaiada. A ideia é proporcionar aos amantes e entusiastas dessa área 24 horas de imersão tecnológica. Essa será mais uma oportunidade para os apaixonados pela cultura geek de compartilhar projetos, participar de competições e trocar experiências. Além disso, a programação conta com música, jogos, palestras e cosplayers. O evento inicia no sábado, a partir das 18 horas, integrando o calendário alusivo aos 163 anos da capital. A Orquestra Sinfônica de Teresina realizará uma bela apresentação na abertura oficial.
Sendo o primeiro evento do estado no formato "Lan Party", o Virada Geek pretende reunir cerca de 300 jovens com seus notebook, consoles e computadores conectados em rede local, tendo como principais objetivos a valorização da web piauiense e o incremento à área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), trazendo o que há de inovador para o mercado. Desse modo, será possível mostrar o volume de conhecimento já consolidado na capital sobre o segmento de tecnologia, que permeia e transforma o cotidiano da nossa sociedade.
O gestor da Secretaria Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz, destaca que ao longo dessa gestão do prefeito Firmino Filho generalizou-se o apoio a todos os segmentos econômicos, sendo que no âmbito da economia solidária priorizou-se, de modo especial, o segmento fundamentado no conhecimento, o da Tecnologia da Informação e Comunicação. "Essa decisão teve como suporte o fato de Teresina possuir mais de uma dezena de faculdades que trabalham com conteúdo de TIC, de tal forma que o Virada Geek, em sua quarta edição, traz como modo de interagir os jogos digitais e a robótica, por exemplo", explica o secretário.
Segundo Joselé Martins, idealizador do evento, a proposta é reunir centenas de pessoas apaixonadas por tecnologia e que acompanham esse mundo, essa cultura geek. "Esse será mais um momento destinado a mostrar que Teresina possui um grande potencial nessa área que encontra-se em expansão", aponta ele, que também integra o Instituto de Jovens Empreendedores de Teresina, parceiro da Prefeitura de Teresina na realização de outros projetos nesse segmento.
O evento também busca trazer outros resultados positivos para nossa cidade, através do Hackthon - Soluções para Teresina, uma competição na qual desenvolvedores, designers e empreendedores poderão apresentar um site, aplicativo mobile, maker ou uma ideia que siga a temática "Soluções para Teresina". Ao final, o participante que apresentar a proposta mais inovadora será premiado com um notebook.
Haverá ainda competição de robótica livre, onde os participantes deverão apresentar a criação de um robô feito inteiramente durante o evento, devendo cumprir os critérios mínimos de especificação de hardware e que completem total ou parcialmente as tarefas exigidas pela organização evento.
Cerca de 13 palestras estão inclusas na programação do evento, dentre elas está a de "Robótica Formando Cidadãos", que será ministrada por Marcelino Araújo, que consiste na apresentação de um projeto que busca difundir a robótica como conteúdo inclusivo e instrutivo na grande curricular de crianças e adolescentes de escolas públicas e escoteiros de Teresina. O" Desenvolvimento de Jogos Digitais" e "Empreendedorismo e Tecnologia" também estão entre as temáticas a serem discutidas no quadro de palestras.
Quem gosta de música, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, haverá a apresentação das bandas Ratos DKimono: Hardcore cômico, pop, banda com influência dos Mamonas Assassinas e CPM22 e da Banda 1Up: Rock instrumental que toca as trilhas sonoras clássicas dos videogames dos anos 80 e 90.
Para saber mais sobre o evento e se inscrever, basta acessar o site através do endereçohttp://viradageek.com.br/.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.