O jornalista Mauro Sampaio, colunista do Acesse Piauí, em Brasília, está preparando o lançamento do seu mais novo livro: "Nem anjos e Nem demônios - o Congresso Nacional".
O livro trata de um registro, sobretudo fotográfico, feito no período de 2011 a 2014, do dia-a-dia da Câmara e do Senado Federal.
A publicação transpira liberdade de expressão, de protesto, manifestação e expõe o contraditório, os conchavos, os plenários vazios, as conversas de pé de orelha, o vai e vem do acesso as duas casas legislativas, galerias lotadas, plenários lotados, políticos falando em plenários vazios.
Tem mais: protesto contra a volta da ditadura, mesas diretoras cercadas de parlamentares, presença de artistas, adeptos do candomblé, índios, sindicalistas, a ocupação e protestos na praça dos três poderes.
Mauro Sampaio classifica o Congresso Nacional como "Bonito por natureza" e afirma que no "decorrer da produção (do livro) foi se dando conta que era necessário dizer muito mais por escrito, além de algumas noções básicas sobre o Poder Legislativo. Os protestos de 2013 e o transcurso dos 50 anos do golpe civil-militar tornaram inevitável a dilatação do livro".
A capa do "Nem anjos e Nem demônios" é ocupada por uma fotografia de manifestantes no entorno da concha aberta do Congresso Nacional que, registrada em claro escuro, portanto, ao fazer uso recurso luz e sombras, revela bem o sentimento democrático da nação brasileira durante os protestos de junho de 2013.
O jornalista deverá lançar o livro em Teresina-PI no dia 28 de agosto na UESPI.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.