Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 30 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

22/09/2015 - 09h17

Compartilhe

22/09/2015 - 09h17

Garrafas PETs se transformam em “vassouras ecológicas” em Teresina

 Acesse Piauí

 

Garrafas PETs que antes iam para o lixo tornam-se matéria-prima para a produção de um objeto que varre lixo. Em Teresina, essa alternativa sustentável e criativa vem sendo protagonizada por pessoas oriundas de comunidades terapêuticas teresinenses através do projeto “Vassouras Ecológicas – Resgatando Vidas”, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí (Fundesp). 

 

Wellisson Castro e Edvaldo Gomes são exemplos de beneficiados com o projeto. Eles são unânimes em afirmar que está sendo uma oportunidade significativa durante esse processo de tratamento. “Isso vai melhorar nossas oportunidades lá fora”, pontua Edvaldo. “É muito bom para quem não tinha perspectiva quando saísse da comunidade. Quero me capacitar mais”, diz Wellisson. 

 

Os dois estão entre os 15 alunos contemplados inicialmente nessa fase embrionária do projeto, que tem uma produção diária de 50 vassouras. Esses alunos participam de três etapas durante essa capacitação, que resulta numa carga horária de 100 h/aula.

 

A primeira comunidade beneficiada foi a Nova Vida, mas alguns alunos da comunidade Nova Criatura também estão participando. A indicação dessas pessoas e o espaço da sede da referida comunidade se deu com o apoio da Federação das Comunidades Terapêuticas do Estado do Piauí (Fecomtepi). 

 

A vassoura ecológica, produzida a partir da reciclagem de garrafas PETs, pode ter uma ótima aceitação, apesar de alcançar preços superiores aquelas tradicionais encontradas no mercado. Mas, se for levado em conta as demandas da nossa sociedade, que vem buscando valores agregados, como o respeito ao meio ambiente e soluções para o uso de materiais de difícil degradação pela natureza, o produto pode ser direcionado para o sucesso no mercado. 

 

Isso torna a atividade uma boa oportunidade de negócio, onde o consumidor está disposto a pagar um pouco mais, desde que tal produto traga em seu bojo, solução alternativa para uso de material do que antes viria a ser um problema ambiental.

 

Quem adquirir um produto como esse por R$ 10,00, tem a garantia de levar para casa uma vassoura que pode tem a durabilidade de, no mínimo, 6 meses. Além disso, o projeto ainda tem como proposta expandir-se e buscar reciclar o material das vassouras desgastadas para a fabricação de uma outra, o que aumenta o seu caráter sustentável.

Acesse Piauí

Comentários