A Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmou nesta quarta-feira (7) uma parceria com a Associação Brasil Planeta Verde. Intitulado de "Rede de Defesa e Proteção Animal do Piauí" (Rede Pro-Animal), o convênio define a criação de um projeto piloto no estado. A parceria resulta na criação de núcleos em sete cidades piauienses para o atendimento e promoção de políticas educativas de proteção aos animais. As atividades serão responsáveis por mobilizar docentes e estudantes dos Cursos de Biologia, Medicina Veterinária, e áreas afins da UFPI.
"A UFPI busca se fazer presente para além dos seus muros, recentemente estabelecemos um outro convênio na cidade de Parnaíba para o desenvolvimento de pesquisa. Então, eu tenho certeza que esse projeto será muito importante não só para o crescimento da Universidade, mas também para a defesa e proteção dos animais", destacou o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes.
Além da implantação da Rede Pro-Animal, o convênio visa à ampliação do HVU da UFPI. "Nós vamos ampliar o nosso Hospital Veterinário, e os municípios que serão contemplados com os núcleos da Rede Pro-Animal contarão com unidades para atendimento e tratamento dos animais. O projeto propõe uma estrutura semelhante a do nosso hospital, com unidade de remoção, telefones para denúncia de maus-tratos, desenvolvimento de políticas de conscientização para proteção dos animais, sem falar que serão ofertadas oportunidades para a aplicação de atividades práticas por alunos da UFPI", acrescentou o Prof. Dr. João Macedo.
Um dos idealizadores do projeto, o Prof. Décio Berto, comenta que o projeto terá duas propostas. Uma trata da saúde animal, e a outra, do cuidado com a saúde humana. "O projeto não irá favorecer somente os animais, mas também os proprietários desses animais, uma vez que um ambiente saudável é essencial para a convivência do homem com o seu bichinho de estimação", frisou.
O projeto Rede Pró-Animal consiste em um protótipo piloto que vai abrigar 95 municípios, agrupados em sete regiões circunvizinhas, como Teresina, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Picos e Piripiri. As ações desenvolvidas serão aplicadas por meio de Núcleos de Atendimento a Animais em Situação de Risco (NAAR).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.