Foi aberta, na noite dessa terça-feira (20), a PiauíTec 2015, ação integrante da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo SEBRAE. Escolas, faculdades e empresas representadas no evento oferecem ao visitante a oportunidade de conhecer de perto experimentos resultantes de pesquisas e que podem ser aplicadas no cotidiano, facilitando a vida das pessoas. A feira acontece até o dia 25 de outubro. O tema desse ano é “Luz, ciência e vida”. Palestras, minicursos e laboratórios tecnológicos estão disponíveis para os visitantes.
“Aquele estudante que tem curiosidade, aqui coleta ideias e pode aplicar na sua escola. A feira é um meio de fomentar o conhecimento científico produzido nas instituições” ressaltou Francisco Soares, gerente de pesquisa da SEDET – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.
Oitenta projetos nas áreas de robótica, física, química, engenharia elétrica e civil serão apresentados ao público durante o evento. Alunos do Centro de Educação em Tempo Integral – CEMTI Didácio Silva apresentaram um microcontrolador, software embutido em um controle remoto capaz de automatizar diversas atividades domésticas, como ligar e desligar lâmpadas e eletrodomésticos de uma casa.
“Pegamos o conteúdo da sala de aula, pesquisamos e aplicamos nesse projeto que pode gerar economia para as famílias e é plenamente possível de ser aplicado no dia-a-dia” explicou Jéssica Fernandes, aluna do 3º ano do ensino médio.
Além das instituições privadas, são parceiras da PiauíTec 2015 as secretarias estaduais da Educação, Mineração, a UESPI e a FAPEPI – Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí. O governador Wellington Dias compareceu a abertura do evento e fez questão de conhecer de perto alguns projetos. Dias chegou a controlar um carro de brinquedo através do celular, experimento na área de robótica de alunos de uma faculdade particular. O governador destacou o fomento à pesquisa como uma política de Estado.
“Aqui nós temos empresas, escolas e faculdades públicas e privadas trocando conhecimentos. A ideia é aproveitar a curiosidade e o interesse pela pesquisa dos estudantes, criando soluções aplicáveis à cadeia produtiva. Isso continuará sendo estimulado pelos governos federal e estadual” garantiu o governador.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.