Novas chuvas de granizo podem ocorrer no Piauí (Foto: Divulgação)
De acordo com a meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, existe grande possibilidade de mais chuvas com queda de granizo no estado do Piauí. Na última sexta-feira (25), uma forte chuva de granizo caiu na zona Leste de Teresina. A chuva durou menos de 15 minutos e o registro maior foi na região do bairro Pedra Mole.
“Já era o esperado. A chuva de granizo foi formada por conta das altas temperaturas que o Piauí vem registrando. As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de 80°C, viram gelo. O vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo. Com relação aos tamanhos das pedras, são determinados pelos movimentos dentro das nuvens, podendo chegar até a cinco centímetros de diâmetros”, explica Sônia Feitosa.
A meteorologista acrescenta que as chuvas do último dia 25 abrem o período chuvoso no estado e que são esperadas mais precipitações até o Réveillon. "Porém, podem ocorrer novas chuvas de granizo devido à baixa umidade do ar e aos altos níveis de radiação solar. Também já podemos dizer que, em janeiro, o Piauí todo terá chuvas, apesar de ser abaixo da média", acrescenta a profissional.
No Piauí, continua a predominância de tempo quente e pouca chuva. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), entre 03°N e 06°N no Oceano Atlântico.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.