Em defesa das prerrogativas dos advogados, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Chico Lucas, compareceu, na noite desta quarta-feira (06), à Central de Flagrantes, em virtude do fato ocorrido sobre violação às prerrogativas do advogado Aureliano Marques da Costa Neto.
De acordo com o advogado, o acesso ao seu cliente foi impedido por um agente de polícia no interior da Central, onde o mesmo ameaçou sua integridade física e moral, com ofensas à profissão da advocacia e à OAB.
A Seccional alega que o Estatuto da Advocacia assegura ao advogado comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.
Após o ocorrido, Chico Lucas e a Comissão de Defesa das Prerrogativas, que também foi solicitada pelo advogado, foram recebidos pelos delegados plantonistas da Central de Flagrantes, onde o caso foi relatado. Na ocasião, os delegados pediram desculpas ao advogado e informou que o ocorrido se configurou como um caso isolado.
O presidente da Ordem destacou que a Instituição age de forma responsável e não medirá esforços para defender os direitos da classe. “Vamos adotar as providências legais para que o fato seja devidamente apurado e, mais do que isso, não volte a se repetir. Esse tipo de conduta deve ser repudiada e combatida”, destacou.
Registrou-se a presença da presidente e dos membros da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Roberta Oliveira, Luiz Alberto e Marcus Vinícius; dos conselheiros seccionais Diogo Caldas e Antônio Carlos e do conselheiro federal Chico Couto.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.