Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

13/01/2016 - 08h54

Compartilhe

13/01/2016 - 08h54

Compra de imóveis em lotes requer alguns cuidados, alerta CRECI-PI

Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, documento que identifica o imóvel.

 Acesse Piauí

 

Ao planejar adquirir um imóvel, uma série de cuidados devem ser tomados para que o sonho da casa própria não seja transformada em problemas. Dentre as várias opções de conquistar o tão sonhado imóvel, muitas pessoas optam pela compra em lotes, por considerarem uma boa forma de investimento, seja residencial ou comercial. O baixo custo de manutenção e a maior valorização com os passar dos anos, são alguns dos benefícios que atraem as pessoas para realizar a compra.

 

De acordo com o corretor de imóveis e presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Piauí, Nogueira Neto, uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, documento que identifica o imóvel. “A matrícula também fornece dados sobre a localização e metragem, a origem do imóvel e todas as características relevantes na história do imóvel, como: compras e vendas, hipotecas, penhoras, empréstimos, transmissões a herdeiros, dentre outros detalhes”, disse Nogueira Neto, que alerta que toda documentação do imóvel, deve ser verificada cautelosamente.

 

“É a partir da análise dos documentos e de uma série de certidões que se pode descobrir muitas questões extremamente relevantes sobre o proprietário e o imóvel que se pretende comprar. No Registro de Imóveis, por exemplo, o consumidor pode conferir o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos”, disse Nogueira.

 

O Registro de Incorporação (RI) também é um importante aspecto que deve ser exigido durante a negociação. Segundo o presidente do CRECI-PI, Nogueira Neto, o RI é um requisito imprescindível para empreendimentos ou incorporações, pois possibilita que o imóvel seja comercializado na forma legal, conforme especifica a lei federal 4591/64. “É um documento fundamental que garante ao comprador a viabilidade construtiva do empreendimento, além disso determina que o projeto seja executado  da forma como está descrito no documento; é acima de tudo uma segurança do consumidor”, enfatizou.  

 

Outro passo importante é verificar o histórico da empresa responsável pelo empreendimento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los. “Cheque minuciosamente o histórico da empresa responsável pela venda, pois muitas vezes, pessoas não especializadas na área aplicam golpes aos consumidores. Antes da compra é recomendável procurar o CRECI-PI para obter informações seguras sobre a empresa que está lançando o empreendimento imobiliário”, disse.

 

Nogueira Neto também orienta que o consumidor visite o local onde deseja adquirir o imóvel. “Nunca compre um terreno sem conhecê-lo antes. É fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes. Localize o terreno mostrado na planta aprovada pela prefeitura, e veja se tem saneamento básico e serviços tais como ruas abertas, luz, água, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais próximos”, aconselha o presidente do CRECI-PI.

 

Acesse Piauí

Comentários