O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Augusto Pinho Santos, afirmou hoje (17) durante reunião na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, que o Estado do Piauí investe apenas R$ 0,05 por dia na segurança pública por habitante. Segundo ele é a menor quantia dentre todos os estados brasileiros, somando apenas R$ 18,40 a cada mês, fazendo com que os policiais se sintam desmotivados para trabalhar.
“Posso dizer que a segurança pública do Piauí é um caos. Não existe um estabelecimento de metas e medidas e se existe algum plano ele não surtiu nenhum efeito. É de fundamental importância que existam investimentos e não vimos isso na previsão orçamentária. É no Orçamento que está o detalhamento do que vai ser feito e isso não existe e por isso a segurança pública não dará os resultados que dela se espera”, afirmou.
Por sua vez, o capitão Marcelo Anderson Alves, presidente da Associação dos Bombeiros Militares, lamentou a ausência do comandante da instituição naquele debate tão importante para discutir o plano de gestão da corporação. Disse também que as discussões sobre segurança segurança pública sempre deixam em segundo plano as questões dos bombeiros militares. “É preciso deixar o foco policialesco comoprincipal ação e se pense mais na prevenção”, disse.
Durante a reunião, o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto, mostraram os números levantados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança, um dos mais acreditados do país, e pelo Serviço de Inteligência e Comunicação da Polícia Militar.
Fábio Abreu disse que houve a redução de 19,20% dos crimes violentos letais intencionais em Teresina, o mesmo não acontecendo no interior, onde a violência cresceu mais de 7%. Ainda assim, o Piauí alcançou quase 9% de redução dos CVLI. O Estado também reduziu as ocorrências de homicídios dolosos, que caíram 11% em 2015.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.