A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Comunicação, Praec, Radio Universitária, Departamento e Coordenação do Curso de Comunicação Social, Centro Acadêmico de Comunicação Social, alunos egressos, vem promovendo reuniões para discutir, tirar ideias e planejar atividades sobre prevenção do suicídio na instituição. A última reunião, ocorrida nessa terça-feira (15), contou com a participação do psicólogo Carlos Aragão, que fez uma reflexão sobre possíveis causas do suicídio e debateu ideias sobre prevenção.
Dentre as ideias discutidas estão:
- Pensar projeto de saúde pública integrado na UFPI, envolvendo o Hospital Universitário, a Praec e os cursos da instituição para reforçar a assistência terapêutica aos estudantes. O curso de comunicação social seria o primeiro a ser implantado.
- Criar um grupo no curso de comunicação para discutir sobre demandas existenciais;
- Capacitação dos professores para que saibam usar mais práticas preventivas;
- Organizar uma semana de comunicação no início do período para potencializar a troca de informações, atividades, estimular a cultura, provocar diálogos, ampliar a convivência humana;
- Fazer uma pesquisa focal junto aos alunos sobre demandas existenciais;
- Publicação de dissertações e teses sobre o tema suicídio;
- Provocar discussão para que professores conheçam mais e repassem para seus alunos como a mídia deve tratar quando da divulgação sobre suicídio;
_ Envolvimento da rádio universitária na criação de campanhas preventivas;
- Reprodução do fôlder do CVV: "Falando abertamente sobre suicídio" (aliás, já está disponível na Superintendência de Comunicação e no Departamento de Comunicação Social UPPI).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.