Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 23 de novembro de 2024
Notícias /

Tecnologia

07/04/2016 - 08h49

Compartilhe

07/04/2016 - 08h49

Comunidades do interior do Piauí vão ganhar internet banda larga

São José do Divino, a 234 km ao norte de Teresina, será o primeiro município contemplado.

 Acesse Piauí

São José do Divino vai ganhar o primeiro GESAC no Piauí

 São José do Divino vai ganhar o primeiro GESAC no Piauí

O governador Wellington Dias assinou na tarde dessa quarta-feira, 6, um acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações (MC), para desenvolver ações conjuntas em programas e projetos de inclusão digital, voltados prioritariamente para grupos em situação de vulnerabilidade social e à margem do direito a comunicação.

 

       
Governador Wellington Dias Audiência no Ministério das Comunicações (Foto:Doroty Amaral)        
         

A primeira ação decorrente do acordo é a inauguração do GESAC (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) no Piauí. O programa, coordenado pelo Ministério das Comunicações, oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga - por via terrestre e satélite - a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos.

 

 

O primeiro GESAC no Piauí ficará em São José do Divino, município situado a 234 km ao norte de Teresina. A inauguração será na próxima sexta-feira, 8, em solenidade que contará com as presenças do governador Wellington Dias  e do Ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima, na cidade de Pedro II.

 

Na oportunidade serão lançados investimentos de R$ 1,1 milhão em internet para a cidade e R$ 10 milhões em todo o estado. Ainda no evento deve ser assinado um termo para implementação do cinturão de fibra ótica e banda larga no Piauí.

 

Em Brasília, nessa quarta-feira,  o ministro André Figueiredo anunciou que o Brasil deve lançar nos próximos meses, um satélite que vai reduzir custos em contratos com estados e municípios.

 

Segundo o acordo de cooperação técnica, ao ministério caberá como atribuições o compartilhamento de informações sobre os programas e projetos desenvolvidos nessa área; apoiar o governo para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s; fomentar o compartilhamento de infraestruturas e serviços que promovam melhoria de acesso a internet e banda larga.

 

O governo do Estado se encarregará de convidar os municípios para adesão aos programas, projetos e ações disponíveis; definição de servidores para coordenação, acompanha

Acesse Piauí

Comentários