A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) concluiu a primeira etapa da avaliação da folha de pagamento de servidores do Estado. O trabalho, que será permanente e contínuo, foi dividido em etapas para dar maior efetividade ao processo e está sendo executado nas maiores secretarias do Governo.
A partir desse trabalho, foi possível identificar pontos que podem gerar economia ao erário estadual. De acordo com o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, nessa primeira etapa, a economia total pode alcançar o montante de R$ 333 mil por mês.
“Esse trabalho foi um pedido do próprio governador e do Secretário de Administração. Nossa intenção é ajudar o secretário de Administração, responsável por gerir a folha, e o secretário de Fazenda, responsável pelo pagamento, a encontrar meios e mecanismos que possam reduzir as despesas de custeio da máquina administrativa, de modo que sobrem mais recursos para investimentos”, considerou.
O primeiro órgão avaliado foi a Secretaria de Educação (Seduc) e de acordo com o controlador-geral, os servidores serão notificados.
“Nesse trabalho foi detectado, dentre outros, que muitos servidores possuem, há vários anos, acumulação de cargos que, a priori, é vedado pela lei e pela jurisprudência, bem como servidores que já ultrapassaram a idade máxima de permanência no serviço público. Esses servidores serão notificados para que apresentem o contraditório e a ampla defesa”, explicou o controlador, ao acrescentar que o trabalho consistiu, além de outros, em um cruzamento de dados dos servidores com vínculo estadual e federal.
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