Mais uma operação realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR – garante a apreensão de pássaros de várias espécies no interior do Piauí. Desta vez, a operação, batizada de “Trinca Ferro”, foi realizada em parceria com a Policia Militar Ambiental no município de Barro Duro. Foram aprendidos mais de 40 pássaros, sendo 30 canários. “Autuamos um morador em sua residência, onde criava as aves com objetivo de realizar rinha de aves e reprodução, entre canário, papa capim, trinca ferro, bigode e um galo de campina”, informou o Gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira.
De acordo com Renato, a ação na manhã desta segunda-feira (16), aconteceu após o recebimento de denúncia de que a "briga" de pássaros e comercialização vem acontecendo com frequência naquele município. O criador de aves foi multado e vai responder por crime ambiental. A multa chega a R$ 20 mil.
"Vale salientar que as pessoas flagradas recebem multa administrativa de R$ 500 por espécie de ave e, no procedimento penal, podem receber pena que vai de três meses a um ano de detenção", explicou o major Tibério, da Polícia Ambiental.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.