Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 26 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

20/07/2016 - 11h57

Compartilhe

20/07/2016 - 11h57

Entidades discutem em Teresina o “Projeto Cidade Amiga do Idoso”

Meta é elencar políticas públicas de saúde e inserção ativa dos idosos na vida social.

 Acesse Piauí

 

No Brasil, a população idosa é atualmente um grupo populacional expressivo e de crescente importância na sociedade, daí decorre uma série de novas exigências e demandas em termos de políticas públicas de saúde e inserção ativa dos idosos na vida social.

 

O envelhecimento populacional e a urbanização são duas tendências mundiais que, em conjunto, representam as maiores forças que moldam o século XXI. Pensando nisso, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em parceria com a Fundação Ivete Vargas realiza nesta quarta-feira, dia 20, debate e treinamento referente ao projeto Cidade Amiga do Idoso.

 

“A ideia desse evento é fornecer evidências e ferramentas para tornar Teresina uma cidade amiga do idoso, conforme definido pela Organização Mundial de Saúde, potencializando a participação dos idosos na formulação de políticas públicas e contribuir para o reconhecimento das necessidades e dos direitos específicos da pessoa idosa”, explicou o senador Elmano Férrer.

 

Em termos práticos, uma cidade amiga do idoso adapta suas estruturas e serviços para que estes sejam acessíveis e promovam a inclusão de idosos com diferentes necessidades e graus de capacidade. O evento acontecerá no auditório da Secretaria da Assistência Social de Cidadania (SASC), a partir das 8h, com a palestra “Cidade Amiga do Idoso” ministrada pelo professor Dr. Hélio Furtado. O palestrante é Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento da Universidade Castelo Branco (RJ).

 

A programação segue com treinamento e discussões com a presença de entidades como o Abrigo São Lucas, Casa São José, ASA, Casa Frederico Ozanam, Vila do Ancião Delegacia do Idoso, Universidades Federal e Estadual do Piauí, SASC, Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), Conselhos estadual e municipal da Pessoa Idosa, e as Defensoras Públicas do núcleo do idoso, Sara Maria Araújo e Sarah Vieira Miranda.

Acesse Piauí

Comentários