O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) reprovou as contas do ex-secretário estadual de Educação e hoje deputado federal Átila de Freitas Lira (PSB/PI), referente ao exercício financeiro de 2013. A decisão saiu na sessão plenária desta quinta-feira (6), presidida pelo vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Olavo Rebelo. O relator foi o conselheiro-substituto Jaylson Campelo, que votou pela irregularidade das contas de gestão do ex-secretário e pela aplicação de multa de 1 mil UFR-PI (Unidade de Referência Fiscal do Piauí), sendo seguido por unanimidade pelos demais conselheiros.
Ele também declarou irregular as contas do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério), também com aplicação de multa de 1 mil UFR ao ex-gestor, além de abertura de procedimento administrativo com vistas à declaração de inidoneidade de empresas que fizeram contratos irregulares com a Educação no período sob análise. A decisão seguiu parecer do procurador do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, que recomendou a rejeição das contas e aplicação de multa ao ex-secretário, além das medidas administrativas contra as empresas.
No relatório, Jaylson Campelo apontou diversas irregularidades na prestação de contas – entre elas ausência de licitações e contratações irregulares, pagamentos não comprovados e falhas no controle interno da pasta. Ele determinou ainda a rescisão do contrato da Secretaria de Educação com a Associação de Promoção da Juventude para gestão do Parque Potycabana, medida que perdeu o objeto, visto que o referido contrato já tinha sido encerrado.
Ainda cabe recurso da decisão. O deputado federal Átila Lira (PSB/PI) foi secretário de Educação de 2011 a março de 2014, quando deixou o cargo para disputar novo mandato na Câmara Federal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.