De Norte a Sul, de Leste a Oeste, seja “rio abaixo, rio arriba, pelo sertão, quebradas, várzeas e chapadas”, como declamou o poeta Da Costa e Silva, o Piauí exibe uma infinidade de belezas e riquezas que saltam aos olhos daqueles que tem oportunidade de conhecê-lo.
O estado está fixado em um território de 251.529 km², onde é possível encontrar biomas complexos tais como a Caatinga, Cerrado, Floresta de Cocais e a vegetação litorânea. Além disso, o Piauí é o um dos poucos estados da região Nordeste que tem mais de um rio perene: o Parnaíba, o Uruçuí Preto e o Gurgueia.
Para a geógrafa, Iracilde Moura Fé, especialista em Geografia Física e doutoranda em Análise Ambiental, as grandes belezas do Piauí estão na natureza. “A própria delimitação do estado é baseada em elementos da natureza. O Rio Parnaíba que separa (ou une) o Piauí do Maranhão e as serras das regiões Leste, Sudeste e Sul, como é o caso da Serra da Ibiapaba, no limite do Piauí com o Ceará, e da Serra das Confusões, em Caracol, que se destaca tanto pelo aspecto natural, como pelo valor cultural dos seus vestígios arqueológicos.”
Tão raro e valoroso quanto as pinturas rupestres do Sul do estado, é o Delta do Parnaíba. Uma região formada por 73 ilhas fluviais, com exuberante paisagem, cheia de dunas e mangues. “Mesmo já com alguma devastação o Delta ainda possui áreas intocadas, que garantem à região um cenário paradisíaco”, destaca Iracilde.
Com amplo conhecimento na geografia do estado, Iracilde avalia que o Piauí possui grande potencial para o ecoturismo. No entanto, a ausência de programas que viabilizem o desenvolvimento da atividade tem deixado o estado atrás de outras unidades federativas da região Nordeste.
“Em se tratando de belezas naturais, o Piauí não fica atrás de estados como o Ceará e o Rio Grande Norte, por exemplo. Mas faltam iniciativas que propiciem um atendimento confortável para os visitantes, tais como rede hoteleira, transporte, serviços de banco e restaurantes, dentre outros”, diz a geógrafa.
Outro grande destaque da beleza geográfica do Piauí pode ser encontrado na região central do estado, domínio da Caatinga, e também referência em religiosidade e patrimônio histórico-cultural. Nesta área, o destaque está nas romarias para Santa Cruz dos Milagres e na preservação dos casarões coloniais e festas religiosas de Oeiras.
A região Sul, por sua vez, destaca-se pelo bioma do Cerrado e abundância de água. Aspectos que fizeram com que a região se tornasse uma das mais promissoras do estado.
Ainda elencando as belezas naturais do Piauí, a geógrafa Iracilde Moura Fé aponta até mesmo o calor como uma das características marcantes e reveladoras do Piauí. “O clima é típico da região em que vivemos. Estamos muito próximos à linha do Equador. No entanto, em locais serranos, como Pedro II, as noites têm baixas temperaturas (pelo fator altitude), ou em locais como Oeiras ou Corrente ou Curimatá, pelo fator de baixa umidade do ar, característica do clima semi-árido, as noite são frias, chegando a menos de 20ºC, diferentemente de Teresina, por exemplo. Mas, de forma geral o calor faz parte da geografia do estado e é inerente a ele. Quem quiser ‘friozinho’ que procure outro lugar”, brinca.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.