Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

23/02/2017 - 13h31

Compartilhe

23/02/2017 - 13h31

Alepi decreta luto oficial em memória de José Dias de Castro

O plenário da Assembléia Legislativa do Piauí aprovou durante a sessão desta quinta-feira (23), luto oficial por três dias, estabelecido pelo Decreto Legislativo de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), em memória do ex-deputado estadual José Dias de Castro - "Zé de Castro", que faleceu hoje aos 92 anos. 

 

Falando em nome dos partidos, os deputados Gustavo Neiva (PSB), João de Deus e Flora Izabel (PT), Sevéro Eulálio (PMDB) e Firmino Paulo (PSDB) subsecreveram o requerimento do presidente propondo "Voto de Pesar" pelo falecimento do ex-deputado, pai do ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, deputado federal Marcelo Castro, atual presidente do PMDb no Piauí.    

 

Zé de Castro foi vereador por quatro mandatos e prefeito da cidade de São Raimundo Nonato. Exerceu quatro mandatos de deputado estadual. O ex-deputado deixa a esposa, Dona Clotildes Costa e Castro, sete filhos, 22 netos e 12 bisnetos.

 

O sobrinho dele, deputado Edson Ferreira (PSD) lembrou a trajetória do tio, que era primo legítimo de seus pais, Gaspar Dias Ferreira e Terezinha de Castro Ferreira.  O deputado lembrou que foi na gestão de Zé de Castro que São Raimundo Nonato ganhou a ag~encia do Banco do Nordeste. Edson Ferreira acrecentou que o tio fazia parte da "velha guarda" dos sãoraimundenses, que dignificaram a política e deram uma dimensão maior àquela região, citando Gaspar Ferreira, Valdemar Macedo, Batista Dias, Valdir Dias Ribeiro, Edson Dias e Newton Macedo.   

 

Edson Ferreira adiantou que o sepultamento do tio ocorreria no final da tarde, em São Raimundo Nonato. "Deixou a vida e entra para a história de São Raimundo, desta Assembleia Legislativa e do Piauí".
 

 

O presidente Themístocles Filho lembrou que Zé de Castro foi um deputado atuante, mas que infelizmente se foi. "Se a gente pudesse, a gente vivia muito mais tempo. É o que todo mundo quer. Mostramos aqui seu trabalho, seu legado, aprobvamos voto de pesar e decretamos luto oficial no Poder por três dias. Era paí do ex-ministro da Saúde, Marcelo Castro".

Acesse Piauí

Comentários