Cerca de 36 mil pessoas que sofrem com a estiagem prolongada no sul do Piauí serão beneficiadas com ampliação da capacidade de abastecimento do Sistema Adutora do Garrincho, que atende São Raimundo Nonato e outros oito municípios da região. A execução da obra será da Codevasf, com investimento na ordem de R$ 12,5 milhões. O recurso foi liberado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
A adutora de montagem rápida que será implantada para interligação com o Sistema Adutora do Garrincho terá 26,8 km de extensão, passando a suprir as nove cidades atendidas com água proveniente do açude Petrônio Portela e Poços da Serra Branca, localizados em São Raimundo Nonato.
Outra ação da Codevasf que vai garantir o acesso à água tratada e de qualidade para consumo humano é a construção da adutora no município de Lagoa do Barro do Piauí. A medida conta com recursos federais da ordem de R$ 4,9 milhões e vai beneficiar aproximadamente 4,5 mil pessoas do semiárido piauiense.
As obras em Lagoa do Barro do Piauí incluem a construção do sistema adutor, compreendendo os serviços de captação, adução, construção de estação de tratamento de água, reservatório elevado e adequação da rede de energia elétrica. O sistema também prevê a construção de cerca de 22,7 mil metros de extensão de adutora, que vai disponibilizar em torno de 300 mil litros de água tratada por dia para os habitantes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.