Com a temática ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15), a edição de 2017 tem como proposta principal dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.
De acordo com o calendário da Arquidiocese de Teresina, além das formações já realizadas estão previstas ainda ações com datas para o dia 02 de março, onde na Residência Episcopal, a partir das 8:30h, será feito o lançamento da Campanha da Fraternidade para a Imprensa.
Já no dia 04 de março (sábado), o lançamento acontece para toda a comunidade católica, a partir das 18h no Parque da Cidadania.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade já existe há mais de 50 anos e, de forma pontual, a cada edição a abertura oficial acontece sempre na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.
O texto-base da CF 2017 está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, e faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. “Também traz reflexões sobre o tema na perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017”, explica.
Vale reforçar junto aos irmãos da nossa Igreja que os materiais e subsídios estão disponíveis para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da campanha. O cartaz pode ser baixado gratuitamente na internet, assim como as cifras e partituras dos cantos.
Também é possível fazer o download do arquivo com todas as músicas do CD, entre elas o Hino Campanha da Fraternidade 2017, de autoria do padre José Antônio de Oliveira e Wanderson Freitas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.