Na segunda-feira (3) foi lançado o livro "Jornalismo Empresarial no Piauí: história e prática", de autoria de Thamirys Dias Viana. O livro editado pela Ufpi traz um panorama sobre o surgimento e o estabelecimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí, além de relatar os caminhos percorridos pelas organizações rumo ao fortalecimento de sua relação com a mídia local, buscando diminuir a lacuna histórica que existe em relação ao tema.
A autora, que é egressa da UFPI, destaca a Universidade como um campo de oportunidades e explica o processo de construção da obra. “Tenho, primeiramente, muito a agradecer a UFPI por todas as oportunidades que me proporcionou, e essa certamente será uma das mais inesquecíveis pra mim, porque tive o apoio da professora Jacqueline Dourado, do professor Ricardo Alaggio, de todos. Esse livro é fruto do meu mestrado, bem significativo para a nossa área, porque foi um estudo inicial, que buscou justamente diminuir as lacunas para mostrar como se deu o surgimento do Jornalismo Empresarial e Patronal no Piauí. Mostramos esse percurso desde quando as empresas começaram a apostar na publicidade para divulgar sua missão, seu tralho e produtos, passando pelo momento em que as empresas começaram a ser notícia, para depois chegarmos na formação dos departamentos de comunicação dentro das empresas”, afirmou.
Segundo Thamirys Viana, foram escolhidas empresas piauienses ou que atuam no Estado como objetos de pesquisa, levando em conta o seu tempo de atuação no mercado, bem como a predisposição para investir no âmbito da Comunicação. No que se refere ao processo metodológico, a obra tem como aporte a visão de teóricos da História sem, contudo, abandonar o lugar social de produção científica, que é a Comunicação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.