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29/06/2017 - 11h00

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29/06/2017 - 11h00

BR-135: Uma causa do Piauí!; por Fábio Novo

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Idealizada nos ano 70 pelo então governador Alberto Silva a PI-04, hoje BR-135 foi e continua sendo a principal via de ligação entre o Sul e Norte do Estado, bem como uma importante rodovia de integração do nordeste com o sul do país.

 

O tempo passou, a região seguiu crescendo, a rodovia que até o início de 2003 se encontrava totalmente esburacada no trecho entre a divisa do Piauí com Bahia até Elizeu Martins foi recuperado pelos governos Lula, Dilma e Wellington Dias. Ainda em outra etapa o trecho estadual entre Elizeu Martins, Canto do Buriti, Itaueiras e Floriano também foi restaurado.

 

Nos governos Lula, Dilma e Wellington Dias outro acesso da rodovia entre Elizeu Martins, Manoel Emídio, Bertolínea, Jerumenha e Floriano receberam pavimentação, oferecendo nova opção de tráfego e com 60km em média mais curto para a capital. Outra conquista ainda nos governos Lula, Dilma e Wellington Dias foi a pavimentação da BR-235 entre Monte Alegre e Santa Filomena. Recentemente iniciamos a segunda etapa da mesma rodovia, saindo de Bom Jesus em direção à Caracol. Há cerca de 2 meses concluímos 40km de asfalto ligando a Serra do Quilombo em Bom Jesus – principal área produtora de grãos – à BR-135 entre os municípios de Bom Jesus e Redenção do Gurguéia.

 

Todas essas conquistas aconteceram de 2003 para cá! Esse esforço terminou por reforçar o fluxo na Br-135. Construída com padrão de uma rodovia estadual e projetada nos anos 70 para um fluxo bem menor, a via não possui acostamento. Com o tráfico intenso, pista estreita, falta de acostamento, sinalização precária, somada a imprudência a rodovia se tornou um corredor da morte.

 

Os acidentes tendem a aumentar, pois nesse momento a rodovia recebe uma nova capa asfáltica. A tendência é de aumentar o fluxo e a velocidade e por consequência o risco de acidentes. Esse alerta fizemos em vários pronunciamentos, viagens à Brasília, audiências no DNIT. Infelizmente não conseguimos até agora o alargamento da rodovia. O alento é que o projeto, após alguns anos de muitas cobranças ficou pronto. Agora poderemos insistir com mais argumentos providências por parte do Governo Federal.

 

Há cerca de 3 anos conquistamos a PRF de Bom Jesus que hoje funciona no prédio do DETRAN. A ação desses patrulheiros pouparam vidas, ajudam no regramento do trânsito e inibiram quadrilhas e o tráfico de drogas na região. Faz-se necessário mais um posto da PRF na região de Corrente e outro em São Raimundo Nonato.

 

Nesta quinta-feira, 29/06, a bancada federal, o governador Wellington Dias, deputados estaduais e prefeitos da região reforçarão em audiência com o Ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira a importância da liberação de recursos para ações emergências como sinalização e alargamento nos pontos mais críticos e em médio prazo o alargamento do trecho que compreende de Elizeu Martins até a divisa do Piauí com a Bahia. Estaremos juntos e mais uma vez nos somaremos aos esforços pela melhoria dessa importante via de acesso que corta o Piauí e nosso querido sul do estado!

 

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Fábio Novo é da região sul do Piauí,  deputado estadual e secretário estadual de Cultura do Piauí.  

 

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