Gustavo Almeida, do Liberdade News
Reviver a cultura nordestina e homenagear umas das figuras mais lendárias da região nordeste do Brasil. Foi com esse objetivo que o Educandário Dom Edilberto, de Itaueira, realizou a I Gincana Educativa nesta sexta-feira (21).
Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com suas músicas que exaltavam o povo nordestino, foi lembrado por estudantes, professores e moradores. Três equipes com nomes que faziam alusão ao mestre Lua participaram da gincana. Asas de Gonzagão, Rei do Baião e Bico de Aço disputaram a gincana.
A equipe Asas de Gonzagão levou a melhor e receberá o prêmio neste sábado (22), quando a escola realizará um São João. Participaram do júri os professores Ernandes de Sousa, Francisco Abraão e Luzirene Rocha, a empresária Jainara Saraiva e a secretária municipal de Educação Antônia Saraiva.
Na competição foram três tarefas, inclusive com surpresas. A disputa foi animada, mas o maior prêmio foi reviver o saudoso cantor da Asa Branca.
Quem foi Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga (1912-1989) foi músico brasileiro. Sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de "Rei do Baião". Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos, levou o baião, o xote e o xaxado, para todo o país. A música "Asa Branca" feita em parceria com Humberto Teixeira, gravada por Luiz Gonzaga no dia 3 de março de 1947, virou hino do nordeste brasileiro.
Nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Desde menino já tocava sanfona. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado compra sua primeira sanfona. Em 1980, canta para o Papa Paulo II, em Fortaleza.
Luiz Gonzaga é internado no Recife, no Hospital Santa Joana, no dia 21 de junho de 1989, e no dia 2 de agosto falece. Em 2012, se comemorou 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga. É lançado o filme "De Pai Para Filho", narrando a relação entre Gonzaga e Gonzaguinha. O artista recebe várias homenagens em todo o país.
Fotos: Francisca Leite/Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.