Foi lançado neta terça-feira (25) na Câmara Municipal de Itaueira, o livro “A Criança que não aprende”, do professor Cosme Damião. A publicação, que faz uma abordagem diagnóstica do tema, é atualmente uma das mais vendidas na Bienal Internacional do livro do Ceará.
Para o autor, a aprendizagem é mudança de comportamento. O processo de aprendizagem é diário, a escola e família devem andar juntos para que esse processo dê certo. Ele ressalta que o termo dificuldade de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que afetam qualquer área de desempenho acadêmico.
Em sua exposição, Cosme Damião elencou alguns comportamentos problemáticos em geral observados em pessoas jovens com dificuldade de aprendizagem:
fraco alcance da atenção;
dificuldade para seguir instrução;
imaturidade social;
dificuldade em conversação;
inflexibilidade;
distração.
Em pronunciamento de abertura, a secretaria municipal de Educação Antônia Saraiva falou sobre as dificuldades de aprendizagem e sobre um dos grandes vilões que é a dislexia.
Durante o evento, organizado pelas professoras Francisca Leite e Ivone Saraiva, muitos professores debateram e tiraram dúvidas.
O autor
Cosme Damião é itaueirense, mas reside atualmente em Fortaleza-CE. Licenciado em Filosofia com habilitação em psicologia e historia pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-graduado em Filosofia Clinica e Psicopedagogia e professor de psicologia e Historia na rede estadual e municipal do Ceará. Atualmente tem participado de entrevistas e debates na televisão e no rádio sobre temas educacionais; Tem artigos publicados no Diário do Nordeste sobre educação; é palestrante e conferencista sobre transtornos de aprendizagem na área da psicologia das dificuldades de aprendizagem .
É autor dos livros Porque a criança e o adolescente não aprendem; Desejos e fantasias sexuais dos homens ,Historia e cultura afro-brasileira e indígena; Historia do Ceará, Geografia do Ceará.
Professoras Francisca Leite e Ivone Saraiva, organizadoras do evento
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.