Rogério Holanda, do Liberdade News
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou nesta terça-feira (9), por unanimidade, as contas de campanha apresentadas por Wagner Ribeiro Feitosa (PSB) nas eleições 2012. Ele concorreu ao cargo de prefeito e obteve a segunda maior votação com 44,04% dos votos válidos. A defesa do processo foi feita pelo advogado Adriano Beserra Coelho, especialista em direito eleitoral.
De acordo com uma lista publicada pelo TRE-PI no mês de março deste ano, Wagner Feitosa pode assumir o mandato de prefeito, já que o eleito Quirino Avelino (PTB) responde a três processos que pedem sua cassação.
Avelino é réu em dois Recursos Contra Expedição de Diploma (RCED) que já estão concluídos, prontos para julgamento. O gestor é alvo também de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), ainda em andamento.
Na mesma sessão, a corte aprovou as contas de campanha da vereadora Lidiane Maia (PTB), que obteve a 3ª maior votação entre os candidatos a vereadores, com 6,67% dos votos válidos. Com isso foi determinada a reforma de decisão já que as contas haviam sido reprovadas pelo juiz da 72ª Zona Eleitoral do Piauí, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara.
O TRE-PI não teve o mesmo entendimento em relação às prestações de contas da vereadora Verbena Maria (PSDB). A parlamentar teve suas contas reprovadas pelo juiz da comarca sob alegação de que os recursos próprios aplicados na campanha superaram o patrimônio declarado à Justiça Eleitoral.
Em julgamento na segunda-feira (8), o tribunal resolveu manter a decisão de primeiro grau. Ela deve recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.