Rogério Holanda, do Liberdade News
Jovens itaueirenses planejam iniciar uma luta para que o direito à meia entrada nos eventos, que os estudantes de todas as cidades do Brasil possuem, seja respeitado no município.
O estudante de enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Rômulo Moreira (foto ao lado), está entre aqueles que estão se sentindo prejudicados pela desobediência dos organizadores de eventos na cidade.
“Meia entrada é um direito que todo estudante tem de ter 50% de desconto no ingresso de eventos em todas as cidades do país. Em Itaueira, esse nosso direito enquanto estudante ainda não é respeitado. Mas temos que fazer valer nos próximos eventos, já que é garantido por Lei, e assim não pode ser negado!”, defende o jovem.
O questionamento do acadêmico de enfermagem surge num momento oportuno, já que a Câmara dos Deputados aprovou no último dia 09 de julho um projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude. A proposta estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos.
O projeto garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país não só para estudantes, mas também para jovens de baixa renda, além de prever meia-passagem em transporte interestadual.
Quando entrar em vigor, o pagamento de meia-entrada vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Para ter acesso ao direito, as famílias dos jovens carentes devem estar registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O texto do projeto limita a concessão do benefício da meia-entrada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento.
Para o presidente do grêmio estudantil da Unidade Escolar Monsenhor Uchôa, Wanderson Albuquerque, a luta pelo cumprimento da meia entrada deve entrar na pauta de reivindicações nos próximos dias. “No segundo semestre deste ano letivo iremos trabalhar projetos que envolvam a sociedade itaueirense como um todo”, adianta o estudante.
Rômulo Moreira destaca que sua reivindicação vem acompanhada de um bom exemplo. No próximo sábado, 20 de julho, Itaueira terá seu primeiro evento que respeita o direito da meia entrada. “Tenho a satisfação de informar, como um dos organizadores do evento, que o ‘Te Ligou Fest III’ vai ser pioneiro na cidade de Itaueira a realizar o cumprimento da Lei da Meia Entrada”, avisou.
Os estudantes precisam saber que parar ter direito à meia entrada é preciso portar uma carteira estudantil. Os que já estão no ensino superior conseguem o documento junto a seus diretórios centrais dentro da universidade ou faculdade. Aqueles que ainda estão no ensino básico devem tirar sua carteira pela internet, através do Portal da Meia Entrada.
Evento vai entrar para a história como primeiro a aceitar meia entrada no município
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.