Do Liberdade News
Um dos maiores patrimônios do município de Itaueira-PI, a barragem de Poços, revelou sua fragilidade na última estiagem. O reservatório que tem capacidade para acumular até 43 milhões de metros cúbicos de água ficou resumido a um pequeno lago artificial.
Apesar das chuvas que caíram na região nos primeiros meses de 2013, o volume de água acumulada ficou muito aquém do necessário para garantir a perenidade do rio Itaueira nos próximos meses.
A estiagem afetou em cheio a principal atividade econômica do município, a agricultura. A rizicultura irrigada, que estava se desenvolvendo no município, teve redução drástica na área de cultivo e perca estimada de 20% na safra 2012/2013.
Os prejuízos se estendem também à piscicultura. Com o baixo nível de água na barragem de Poços, um projeto desenvolvido pela Associação dos Pescadores de Itaueira, em parceria com a Codevasf, UFPI e Emater, foi comprometido.
Chuvas irregulares causam grandes prejuízos à agricultura itaueirense |
________________________ |
Casas inundadas há 26 anos reaparecem na barragem de Poços |
O presidente da associação, Arimatéia Fonseca, explica que essas parcerias garantem ração, alevinos, tanque rede e até a construção de um galpão para guardar os materiais e equipamentos dos pescadores.
Segundo ele, em 2012 foram colocados nos taques redes pelo menos 12 mil peixes da espécie tilápia. O aproveitamento da criação foi de 50%. Neste ano, no entanto, não foi possível renovar o criatório, pois a instalação dos cativeiros exige profundidade de 3m e no local disponível para a associação, o nível de água está muito abaixo disso.
Ainda de acordo com Arimatéia Fonseca, a associação conta com 47 pescadores.
Barragem de Poços, Itaueira-PI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.