Rogério Holanda, do Liberdade News
Escolas públicas começam a ampliar a jornada diária visando a educação integral em Itaueira. Através do Programa Mais Educação, alunos do ensino fundamental estão passando pelo menos 7 horas por dia estudando e desenvolvendo atividades optativas.
De acordo com o professor Ernandes de Sousa, um dos coordenadores do programa no município, somente na Unidade Escolar Monsenhor Uchôa 100 alunos estão sendo beneficiados.
Através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), está sendo possível oferecer lanche e almoço para os estudantes.
O programa oferece os cursos de jornal e rádio escolar além de reforço e monitor de matemática. Em breve começa orientações sobre cultura digital. Fora do colégio, os jovens praticam futsal e handebol.
Opinião
Em todo o Piauí, aproximadamente 120 municípios já desenvolvem educação integral no Programa Mais Educação, beneficiando 39 mil alunos da rede estadual de ensino. Os números são empolgantes, mas a realidade de algumas escolas revela o quanto a educação pública precisa melhorar.
Construída na década de 1960, a Unidade Escolar Monsenhor Uchôa se firmou como umas das mais tradicionais e importantes da região sudoeste do Piauí. Bons professores e alunos interessados em aprender sempre foi uma marca dessa escola. A estrutura, no entanto, não é das melhores.
Ao longo dos últimos 50 anos, a unidade escolar foi esquecida pelo governo estadual. É inadmissível que uma escola dessa envergadura não conte com quadra poliesportiva, refeitório, banheiros com chuveiro e vestiários.
Os alunos do Mais Educação deixam a escola ao meio dia para tomar banho em casa. As atividades esportivas são praticadas no único ginásio poliesportivo que se encontra em atividade no município.
A praça esportiva está obsoleta, o piso da quadra é inadequado, banheiros estão praticamente destruídos há muito tempo, o espaço não oferece segurança para quem pratica esporte e nem conforto para quem assiste.
É nessas condições que o Governo do Piauí quer implantar o ensino integral no município.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.