Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 02 de novembro de 2024
Municípios /

Parnaíba

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

05/08/2012 - 16h02

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

05/08/2012 - 16h02

Bumba-meu-boi de rua é uma das riquezas culturais de Parnaíba

0

 0

As várias manifestações culturais estão presentes na cidade de Parnaíba, e no mês de junho, estas são mais fortes. Porém, uma delas não finda nos meses de junho e julho, e sim de agosto, como é o caso do Bumba-meu-boi. Por conta disso, o Proparnaiba.com foi conhecer um pouco da história do grupo que engloba os bois Igaraçu e Precioso.

As apresentações do grupo são realizadas em eventos importantes ligados a cultura, concursos e o mais peculiar, nas ruas da cidade, tradição antiga no município que populares conseguem identificar no passado.

A sede do grupo folclórico está localizada na Rua Samuel Santos, Bairro Piauí, e tem como fundador, o senhor Raimundo Bandeira, um homem premiado em 2008 como o melhor do Piauí no ramo e entusiasta da cultura. De acordo com Bandeira, o grupo foi fundado em 1981 e com o passar do tempo, passou por muitas modificações.

 

Inicialmente senhor “Bandeira”, como é popularmente conhecido, destacou a diferença das apresentações folclóricas de boi do passado com as atuais, dizendo que muitos detalhes foram mudados, onde são englobadas as produções de figurinos, as coreografias e os cuidados com a confecção da “brincadeira”, como ele denomina a dança de boi.

“Hoje para fazer uma brincadeira, são gastos grandes valores em dinheiro e quando nos damos conta pouca coisa mudou quanto à criatividade, inovações são poucas. Antes o boi era bem mais simples e tudo era mais alegre, era mais completo”, ressaltou senhor Bandeira.

O fundador do grupo cultural disse que todos os anos procura apresentar um figurino novo nas apresentações como forma de saudar o público e também para evolução. Ele relatou que as danças apresentadas pelos bois Igaraçu e Precioso são pautadas nos traços do bumba-meu-boi do estado do Maranhão, que segundo ele, são ricos em características folclóricas.

São aproximadamente 42 componentes que integram o grupo neste ano de 2012, e o fundador disse que preza pelo respeito dentro da “brincadeira”, ressaltando que não permite a entrada de produtos que causem vício, entre eles, o uso de bebidas alcóolicas.

Toda a família de Bandeira está envolvida no processo de produção e apresentação do grupo folclórico, entre estes, a esposa e seus filhos. No local são produzidos os figurinos e toda a caracterização dos componentes.

Fonte: ProParnaíba.com

Comentários