O Conselho Tutelar de Parnaíba está em alerta por conta do aumento de casos de crianças e adolescentes envolvidos com entorpecentes. O registro mais recente foi o de um jovem de 15 anos flagrado neste domingo (05) consumindo drogas dentro de casa, na região da Rua Anhanguera, bairro Pindorama.
Em desespero, a família do rapaz acionou a Polícia Militar, que o apreendeu e encaminhou à Central de Flagrantes. Lá foi registrado um termo destinando a questão ao Conselho Tutelar. Este, por sua vez, informou ao Proparnaiba.com que está de “mãos atadas” por não ter a quem recorrer em casos desta natureza.
Segundo Cleonice Matos, histórias como esta estão se tornando cada vez mais comuns. “São crianças e adolescentes a partir dos 14 anos, em sua maioria usuários de crack. A família cobra uma solução, mas não conseguimos achar nenhuma junto às autoridades competentes”, disse a presidente do Conselho na cidade.
Ainda de acordo com ela, na maioria dos casos, a internação é a única solução. “Mas não temos pra onde enviar, pois o município só dispõe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e isso nem sempre resolve o problema. As internações em clínicas custam dinheiro e a família não pode pagar”, completou Cleonice.
Uma reunião está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (08) na sede da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc) com o objetivo de debater o problema e buscar uma solução. “Nosso papel é fazer os encaminhamentos, mas no momento não temos pra onde”, concluiu.
Fonte: ProParnaíba.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.