Rogério Holanda, do Liberdade News
Vereador de Itaueira-PI, Moisés Lima (PROS) - Foto: Arquivo Pessoal
O vereador Moisés Lima oficializou a troca de partido no último dia 22 de outubro. Ele deixou o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), liderado no município pelo prefeito Quirino Avelino e se filiou ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
A criação do PROS foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 24 de setembro deste ano. Com pouco mais de um mês de existência, o novo partido já conta com centenas de filiados com mandato em todo o país. Somente no Piauí, são dois deputados estaduais, 4 prefeitos, 5 vice-prefeitos e 46 vereadores.
Presidido no Estado por Jerry Herbert de Sousa Barbosa, o PROS começa tendo como principais líderes os deputados estaduais Ubiraci Carvalho, atualmente secretário estadual da Defesa Civil e Antônio Uchôa, que saíram do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Os dois dão apoio político e parlamentar para o governador Wilson Martins (PSB).
Em Itaueira, o partido teve sua ficha de filiação assinada pelo vereador mais votado nas eleições 2012. Moisés Lima (PROS) obteve 496 votos, que corresponde a 7,16% dos votos válidos no pleito.
_________________ | |
PROS se une aos partidos de oposição no município de Itaueira | |
_______________
|
O parlamentar afirmou ao Liberdade News que até o momento semente ele se filiou ao partido, já que o prazo para quem tem mandato expirou no dia 24 de outubro. Doravante outras lideranças do município devem vestir a camisa do Partido Republicano da Ordem Social, uma delas deve ser a ex-prefeita Verônica Lima, que já não pertence mais ao PTB.
Na Câmara Municipal, o PROS se une a PSB, PSDB e PT para formar a bancada de oposição ao prefeito Quirino Avelino (PTB). Cada sigla possui um vereador.
Mesmo com a saída de Moisés Lima, o PTB continua sendo o partido com maior número de vereadores, quatro (Francisco Antônio, Lidiane Maia, Raimundo de Hilda e Raimundo Felipe, o Homim). As demais siglas possui um mandato cada: PP (Zé Nilton), PT (Hélio Cipriano), PSB (Nivaldo Luz), PSDB (Verbena Feitosa) e PROS (Moisés Lima). O vereador do PMDB (Genival Moura) se afastou para dar lugar ao suplente do PTB Francisco Antônio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.