Polícia desbarata quadrilha de menores que assaltava motos na região
|
|
Somente nos primeiros 20 dias do mês de novembro Itaueira registrou 6 arrombamentos a estabelecimentos comerciais, um roubo na agência dos Correios de aproximadamente R$ 18 mil e dois assaltos a motocicletas praticados a mão armada. Os números são considerados elevados por se tratar de uma cidade pacata e preocupa moradores.
Um dos fatores que geraram o princípio de crise na segurança pública certamente foi a diminuição do número de policiais. Em 2012 o município contava com 14 soldados, sendo 10 militares e 4 civis. Neste ano, esse número foi reduzido para 8.
Seis PMs saíram da cidade e mais um deve fazer o mesmo em breve, pois se tornará cabo. O Liberdade News apurou que o descontentamento dos policiais é motivado pela suspensão de uma gratificação paga pela prefeitura. Os soldados estão preferindo os locais onde o bônus é garantido.
Hoje, Itaueira tem um policial para cada 1. 334 habitantes. A ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda que haja 1 policial para cada 250 habitantes. É importante destacar que a prefeitura não é obrigada a pagar tal gratificação, o Governo do Estado é que precisa garantir bons salários aos policiais.
Apesar do déficit de policiais, a delegacia local, que está sob o comando do delegado de polícia civil Sérgio Alencar, começa a oferecer boas condições de trabalho. Os policiais contam com duas viaturas: um automóvel e uma camionete nova. Há poucos anos não tinha nenhuma.
A impunidade aos infratores é outra preocupação da sociedade. O Liberdade News noticiou no dia 01 deste mês, que uma quadrilha especializada em assalto a motocicletas no sudoeste piauiense havia sido desbaratada pela polícia de Itaueira. O bando era composto por quatro menores de idade e um jovem de 23 anos, que foi preso acusado de liderar o grupo de criminosos. Com menos de 24 horas ele já estava solto por conta de falhas na legislação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.