Os atores piauienses já estão se preparando para encenar a peça que representa um marco tanto na história do Piauí como do Brasil: a Batalha do Jenipapo, que no próximo dia 13 de março completa 191 anos. E é na data do aniversário de acontecimento da luta dos piauienses em prol da Independência do Brasil que o Governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Campo Maior, realiza uma série de atividades na região.
Porém, para garantir a beleza do espetáculo, os atores que irão representar a batalha já iniciaram os ensaios. De acordo com a produtora da peça, Soraya Guimarães, cerca de 120 pessoas estão envolvidas na apresentação. “Nesta quinta-feira (13), realizamos o primeiro ensaio, que devem seguir pelas próximas semanas, sempre a noite, no Theatro 4 de Setembro”, afirma.
Espetáculo irá resgatar texto original (Foto:Regis Falcão)
Soraya destaca que a produção da peça foi até Campo Maior esta semana e já selecionou os cidadãos da cidade que também vão participar da encenação. “Temos cerca de um mês para ensaiar e afinar todos os detalhes da peça. E nesse meio tempo ainda vamos gravar as falas do espetáculo”, acrescenta.
A grande novidade da apresentação este ano é que o texto original da Batalha do Jenipapo será resgatado. “Ao longo dos anos, o espetáculo sofreu alterações. Porém, em 2014, nós vamos trabalhar em cima do texto original que é de Aci Campelo, com direção de Arimatan Martins e produção de Soraya Guimarães e Liana Santana”, pontua o presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Scheyvan Lima.
Além da encenação da Batalha, também estão programados: missa, culto e solenidades cívico-militar, que inclui a entrega de medalhas do Mérito Renascença, concedida pelo Governo do Estado, e da medalha Heróis do Jenipapo, que é concedida pela Prefeitura de Campo Maior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.