Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Municípios /

Itaueira

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/03/2014 - 20h05

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/03/2014 - 20h05

Governo inclui Adutora de Poços nos projetos de obras hídricas

0

 0

Rogério Holanda, do Liberdade News

Barragem de Poços pode ganhar sistema adutor (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)


O Governo do Piauí, através da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), elaborou cinco projetos para tentar garantir investimento de R$ 209,1 milhões em obras de adutoras no semiárido piauiense. As propostas estão sendo pleiteadas junto ao Governo Federal, que através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), está liberando recursos para os estados que apresentam projetos viáveis para o desenvolvimento e garantia de melhores condições de vida à população.

 
   

Dentre os projetos está a construção da Adutora de Poços, que deve beneficiar os moradores de Itaueira, Rio Grande do Piauí, Flores do Piauí e Pajeú do Piauí. A ideia do governo é garantir água aos municípios da região través de um sistema adutor de 76,9 km de extensão com origem na barragem de Poços. A proposta prevê investimento de R$ 24,3 milhões.

Na justificativa, o governo estadual ressalta que a obra hídrica beneficiaria aproximadamente 22 mil pessoas distribuídas nos municípios beneficiados. Segundo a Semar, o projeto básico da Adutora de Poços já está concluído. Se o Governo Federal aprovar, serão licitados os contratos de projeto executivo, supervisão, programa de educação ambiental, marco zero (diagnóstico socioeconômico da região), execução das obras civis e aquisição dos tubos.

   
Baixo nível de água em barragem prejudica criação de peixes    
______________________    
Casas inundadas há 26 anos reaparecem na barragem de Poços    
______________________    

Faça um tour virtual (360º) pela barragem de poços em Itaueira

 

 

 

   

Em reunião realizada no dia 21 de março em Oeiras-PI, os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí discutiram sobre as obras hídricas que estão sendo pleiteadas. Ficou decidido que a Adutora de Poços será a quarta obra prioritária.

Pelo entendimento, o governo só deve executar o projeto depois de construir as adutoras de Pedra Redonda (em Conceição do Canindé e mais oito municípios); Jenipapo (São João do Piauí) e Salinas (Oeiras e mais cinco municípios).

Na última estiagem a barragem de Poços quase secou (Foto: Rogério Holanda/Liberdade News)

O maior reservatório de água da região do vale itaueirense sangrou pela última vez em 2008. Em 2013, o lago artificial registrou o menor nível de água de sua história. A reportagem do Liberdade News esteve no local e encontrou ruinas de casas inundadas há 26 anos.

Barragem de Poços sangrou pela última vez em 2008 (Foto: Arquivo Pessoal de Manoel Ferreira)

 

Comentários