Parnaíba, que segundo o IBGE de 2010 tem aproximadamente 146 mil habitantes, é rica por seu artesanato variado e único, em produtos naturais bastante diversificados. Os trabalhos feitos com palha e talos de carnaúba destacam-se no município, onde são confeccionados produtos de cestaria, acessórios com os mais variados modelos de bolsas, utilidades domésticas, vassouras, espanadores, esteiras, abanos, cofos e modelos decorativos como mandalas e sousplat.
Entre os variados locais da cidade onde podem ser encontradas peças trabalhadas artesanalmente, estão o Porto das Barcas, Casas de artesanato local, e dentre estas, os mercados, destacando o Mercado do Bairro Nossa Senhora de Fátima, conhecido como “Mercado de Fátima”.
Em pequenas lojas na extensão do local tem expostas tanto em seu interior como na parte externa, redes de trançado, tapetes, enfeites, dentre outros.
O artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão. Mas, com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.
Historicamente, o artesanato pode ser considerado de caráter familiar, onde o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.
Fonte: Proparnaiba
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.