Nos pequenos municípios a distribuição de votos nas eleições gerais é determinada pelas lideranças políticas locais que fazem campanha para candidatos de sua preferência. A transferência de votos ainda é uma realidade, mas a prática está em crise, certamente devido aos avanços que o país tem alcançado na educação.
Em 2010, apenas 04 candidatos a deputado estadual tiveram apoio de políticos locais, mas 69 obtiveram votos dos eleitores itaueirenses. Ao todo, 37 candidatos a deputado federal somaram votos no município.
Os votos avulsos, como são chamadas as manifestações individuais ou de grupos pequenos, ainda são insignificantes. A esperança daqueles que defendem uma nova maneira de se fazer política é de que o número de “eleitores livres” cresça a cada eleição.
As lideranças políticas que apostam na transferência de votos têm grandes desafios a enfrentar. Ensinar os eleitores mais velhos a votar é um deles. Em 2010, mais de 900 itaueirenses que se dirigiram às urnas não conseguiram cumprir a tarefa e tiveram os votos considerados nulos pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Ainda em relação ao pleito de 2010, 1.517 dos 8.196 eleitores aptos a votar, não compareceram. Já 227 cidadãos preferiram votar em branco.
Eleições 2014
No dia 05 de outubro, os eleitores de todo o Piauí terão muitas opções. São 106 candidatos a deputado federal, 245 candidatos a deputado estadual e 06 candidatos a senador.
Sete candidatos disputam o Governo do Estado. Daniel Solon (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Maklandel (PSOL), Mão Santa (PSC), Neto Sambaiba (PPL), Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB).
Para presidente da República, os eleitores brasileiros terão 11 opções neste ano: Aécio Neves (PSDB), Dilma (PT), Marina Silva (PSB), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Pastor Everaldo (PSC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).
Do Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.