O município de Itaueira está completando nesta quarta-feira (29) 62 anos de emancipação política. O atual contexto é um dos mais positivos da história no que diz respeito à geração de emprego e renda. Uma obra ferroviária que liga o cerrado do Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) está gerando milhares de empregos diretos e indiretos na região.
Além das oportunidades de emprego, itaueirenses estão sendo contemplados com a prestação de serviços terceirizados e aluguel de imóveis. Mas tudo isso é passageiro, quando a obra for concluída o município voltará a conviver com crise financeira e baixa autoestima daqueles que não conseguem progredir por falta de incentivo.
Itaueira é hoje o 52º maior município do Piauí (ao todo são 224) em número de habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, ano que foi realizada a última contagem, 10.678 pessoas vivem no município.
Os indicadores sociais não chegam a ser preocupantes, mas estão longe de atingir o ideal. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por exemplo, é de 0,583 numa escala que vai de 0 a 1. Com esse índice, Itaueira ocupa a 71ª posição no ranking estadual e a 4.562ª no ranking nacional (O Brasil tem 5.565 municípios).
O Índice de Gini, que aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos, é de 0,556 (escala vai de 0 a 1). Com isso Itaueira ocupa a 134ª posição no ranking estadual.
Vista parcial de Itaueira (Foto: Mikael Alves)
A esperança de vida ao nascer está de 68,64 anos. Essa expectativa está abaixo da média nacional que é de 73,9 anos, segundo Relatório de Desenvolvimento Humano 2014 feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Rogério Holanda, do Liberdade News
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.