Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/09/2015 - 16h51

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

28/09/2015 - 16h51

Programa Amigos do Peito vai realizar exames em Itaueira

Ação da Sesapi é voltada prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade.

 

 

   
     

Municípios contemplados


São Pedro do Piauí
Amarante
São Francisco do Piauí
Paes Landim
Socorro do Piauí
São João do Piauí
Capitão Gervásio Oliveira
Campo Alegre do Fidalgo
João Costa
Itaueira
Rio Grande do Piauí
Flores do Piauí
Pajeú do Piauí
Canto do Buriti
Tamboril do Piauí
Brejo do Piauí
Pavussu
Bom Jesus
Currais
Santa Luz
Cristino Castro
Palmeira do Piauí
Redenção do Gurgueia
Corrente
Cristalândia do Piauí
Sebastião Barros
Parnaguá
Riacho Frio
São Gonçalo do Gurgueia

   

Itaueira está entre os 29 municípios contemplados com a segunda fase do Programa Amigos do Peito, que  faz prevenção e rastreamento do câncer de mama no Piauí. Os atendimentos começaram nesta segunda-feira (28), em São Pedro do Piauí e até o final do ano a Secretaria de Estado da Saúde pretende garantir o serviço a pelo menos  2 mil mulheres que vivem no interior do Estado.

 

Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Piauí. Equipada com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade de realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

 

Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, fiz o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.



A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

 

 

Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí.

Itaueira

Comentários