A barragem de Poços, maior reservatório de água de Itaueira, está quase atingindo o volume morto. O lago artificial tem capacidade para acumular 43 milhões de metros cúbicos d’água e poderá desaparecer caso a estiagem se prolongue.
O volume morto é a água que está abaixo do nível da comporta. O nível leva esse nome porque a água deixa de ser retirada via gravidade por meio de encanação. Nesta perspectiva, o rio Itaueira, que é barrado pela represa, só voltará a ter água depois que a barragem de poços voltar a acumular água.
O reservatório atingiu sua capacidade máxima pela última vez há sete anos.
Na região Sul do Piauí, praticamente todas as barragens estão com nível considerado baixo. Para a meteorologista Sônia Feitosa, essa situação foi provocada pelo período chuvoso ruim. “As chuvas, na sua maior parte, não foram de escoar. Para que a água chegue até o reservatório, é necessário que seja uma chuva torrencial. Aquele chuvisco é bom apenas para a agricultura, mas não provoca recarga nas represas”, disse.
Em todo o estado, pelo menos 152 municípios, incluindo Itaueira, estão em situação de emergência reconhecida pelo governo por conta da estiagem.
Itaueira
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.