Faltam menos de cinco meses para os eleitores escolherem, nas urnas, democraticamente, pelo voto direto, os prefeitos e vereadores que tomarão de conta dos municípios de 2017 a 2020.
Diante da crise e instabilidade política que vive nossa República é de se esperar uma postura mais responsável e consciente de todos nós que vamos participar desse importante ato democrático.
Em Itaueira-PI - município completamente dependente dos governos estadual e federal, que sobrevive com os míseros repasses constitucionais que caem nas contas da prefeitura - é fantasioso subir num palanque e prometer geração de emprego e renda, saúde pública e educação de qualidade, desenvolvimento em curto prazo.
O dinheiro que recebe o município dá apenas para pagar os salários dos servidores, garantir a limpeza pública, reparo de ruas, avenidas, estradas vicinais, manter o funcionamento dos aparelhos públicos já existentes: hospital, postos de saúde, escolas, praças esportivas e outros.
Com economia, é possível fazer reformas de prédios e espaços públicos, pavimentar ruas, manter e renovar, quando necessário, a frota municipal.
Saber dessa limitação é importante para otimizarmos as cobranças, não é razoável exigir de um gestor público o que ele não pode oferecer. Doravante, o que se espera do Poder Executivo é moralidade, gestão republicana, transparente e eficiente dentro de suas possibilidades. Do Legislativo, mais fiscalização ao Executivo, menos inoperância e camaradagem.
Itaueira
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.