A justiça do Piauí, por meio do juiz da Comarca de Itaueira, Ronaldo Paiva Nunes Marreiros, reconhece que a Câmara Municipal respeitou o devido processo legal ao julgar e reprovar as prestações de contas do prefeito Quirino Avelino (PTB) referentes ao exercício financeiro de 2008. Para fugir da lista de políticos ficha suja, o gestor moveu uma ação contra o Poder Legislativo pedindo anulação da medida. Com isso os efeitos da decisão foram suspensos, mas agora voltam a valer.
Reeleição do prefeito estaria em risco
Políticos da oposição comemoraram essa decisão. Eles acreditam que isso impedirá uma eventual tentativa de Quirino Avelino de se candidatar a reeleição. Além das contas reprovadas, o gestor está cassado, em primeira instância, por improbidade administrativa. Se na segunda instância do Judiciário a decisão for mantida ele poderá perder o mandato eletivo que estiver exercendo.
Vice de olho na sucessão
Desde agosto de 2014, quando Quirino Avelino foi cassado, Patrice Leitão (PTB) vive uma expectativa de poder. Primeiro porque cabe a ele assumir a prefeitura caso a decisão seja mantida pelo plenário do TJPI antes do final deste mandato e agora com a possibilidade de ser candidato a prefeito pelo PTB, na chapa governista.
Mais uma opção
Já andou circulando também nas rodas de conversas que o sucessor de Quirino Avelino poderá ser o professor e suplente de vereador Francisco Antônio (PTB), homem próximo e de extrema confiança do prefeito. É reconhecido pela sociedade como uma pessoa do bem e não possui desafetos dentro do grupo e nem mesmo na oposição.
Oposição vai de Chico Moura
Até a presente data apenas um líder político manifestou interesse em disputar a prefeitura como candidato de oposição ao atual modelo de gestão. O ex-vereador e presidente da Câmara, Chico Moura (PSD) está decidido a se candidatar. O ex-prefeito Wagner Feitosa (PSB), que segue como maior líder da oposição, apóia a pré-candidatura do PSD.
PSDB está sem rumo
O PSDB, comandado pelo médico Ludgero, está dizendo que não apoiará Chico Moura e muito menos o grupo de Quirino Avelino. Paradoxalmente, diante da antipatia pelas opções até agora apresentadas, o partido não quer laçar um nome, como fez no ano 2000.
PMDB luta por uma vaga na Câmara Municipal
O médico Osmundo Andrade, que já foi prefeito e deputado estadual, dá demonstrações de humildade ao se colocar como pré-candidato a vereador pelo PMDB, partido que ele comanda no município. Ao romper com a situação, ele apoiou a pré-candidatura da ex-prefeita Verônica (PRTB), depois tentou viabilizar o próprio nome e por fim incentivou o ex-prefeito Wagner Feitosa a se candidatar. Como nada deu certo, fará campanha para vereador, certamente numa chapa proporcional da coligação liderada pelo PSD.
Itaueira
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.