Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 01 de novembro de 2024
Colunas /

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

01/09/2016 - 09h05

Compartilhe

Itaueira

rogerioholandaufpi@gmail.com

01/09/2016 - 09h05

Eleições em Itaueira: 17,24% dos candidatos mal sabem ler e escrever

Chapas majoritárias e proporcionais revelam outra característica preocupante: o machismo na política partidária local.

 

 

       
        Número de candidatos a vereador em Itaueira cai 50% em relação a 2012
         
        Patrimônio de Quirino Avelino aumentou 83% nos últimos 4 anos
         
        PTB homologa candidaturas a reeleição de Quirino Avelino e Patrice
       

 

Oposição vai para a disputa com Chico Moura e Arimateia Saraiva

 

 

O município de Itaueira-PI conta com 29 candidatos nas eleições deste ano, sendo 25 pleiteando as nove vagas de vereador e duas chapas majoritárias. Desse total, 17,24% mal sabem ler e escrever e somente 34,48% possuem ensino superior. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram ainda que 13,79% possuem ensino fundamental incompleto; 10,34% concluíram o ensino fundamental, 20,69% têm ensino médio completo e 3,45% ensino superior  incompleto.

 

Ranking de partidos

 

Dez partidos registraram candidaturas. O PTB  lidera esse ranking com 10 (34,48%), estão na disputa, sendo oito nomes na chapa proporcional e uma chapa majoritária pura. O PSD aparece em segundo com 7 (24,14%) nomes, sendo um candidato a prefeito e seis na chapa proporcional.  Em terceiro está o PP com 4 nomes (13, 79%), seguido pelo PSB com 2 (6,90%) candidatos. PMDB, PRTB, PSDB, PSDC, PT e PV estão na disputa com um representante cada.

 

Desigualdade gritante entre homens e mulheres

 

       
       

 

 

         

Os seguimentos mais esclarecidos da sociedade e o próprio estado brasileiro, por meio da justiça eleitoral, defendem o empoderamento das mulheres via política partidária.

 

Mas nas eleições 2016 Itaueira marcha na via contrária. As duas chapas majoritárias que disputam a prefeitura são formadas por homens e as duas chapas proporcionais que lutam pelas nove vagas do Poder Legislativo somam apenas oito candidatas e o que é mais grave, a maioria delas não estão fazendo campanha, pois  foram procuradas pelos partidos apenas para completar o número mínimo de candidaturas femininas de cada coligação.

 

 

Itaueira

Comentários