Pelo menos 678 uniões no município de Itaueira são consensuais, sem casamento civil ou religioso. De acordo com levantamento divulgado na quarta-feira (17 de outubro) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo de 2010, este tipo de relacionamento aumentou no país de 28,6%, em 2000, para 36,4% do total, no último levantamento.
O estudo mostra que a união sem formalização é mais frequente em classes sociais mais baixas, representando 48,9% das ligações na população com rendimento de até meio salário mínimo, e entre brasileiros de até 39 anos. Conforme o rendimento do casal aumenta, a representatividade da união estável consensual diminui.
O Censo apontou ainda que este tipo de união é mais escolhido por itaueirenses pardos (856) seguidos de longe por brancos (245), pretos (223) e amarelos (32).
Segundo o censo,39,5% dos itaueirenses são casados; 1,2 % desquitados ou separados judicialmente; 1% divorciados; 4,8 % viúvos e 53% da população está solteira.
De acordo com o IBGE, no Brasil, mais de um terço das uniões são consensuais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.